28 de abr. de 2012

QUANDO EU ERA CRIANÇA...

Quando eu era criança imaginava que o amor fosse o bem mais precioso de todos. Queria levar meus brinquedos e cachorros para o céu se um dia eu morresse, e lá ficar com a minha família.
Durante a adolescência eu pensava que a bondade era o bem mais precioso de todos. Queria ser bombeiro, sonhava em ajudar os outros.
Durante a faculdade pensava que a educação era o bem mais precioso de todos. Sonhava ser um bom aluno, respeitar os professores, me dedicar ao máximo pra fazer valer o dinheiro daqueles que pagavam a minha faculdade, por ela ser pública. 
Quando me formei e comecei a trabalhar para valer, pensava que o trabalho era o bem mais precioso de todos. Sonhava ser um bom engenheiro, ajudar a transformar o mundo, a construir um lugar melhor para os outros.

Hoje penso diferente, não imagino mais nada. Só tenho certezas.

Hoje tenho certeza que o trabalho nos fortalece e engrandece. O trabalho é o desafio que a vida nos apresenta para crescermos e para nos tornarmos melhores. Nunca conheci alguém realmente feliz sem estar realizado no trabalho.
Hoje tenho certeza que a educação é a base para tudo. Vejo algumas pessoas com muito dinheiro e completamente vazias. Umas ignorantes, outras estúpidas, mas todas deixam transparecer a ausência de verdadeiro conteúdo intelectual. Vejo outras corruptas, sem caráter, falsas, adeptas da cultura de levar vantagem. Por outro lado, vejo pessoas espetaculares, que transbordam conhecimento e sabedoria, esses sim são dignos de elogios, são vencedores de verdade.
Hoje tenho certeza que a bondade faz bem para o corpo e a alma. De que adianta viver em um mundo lindo, em uma redoma blindada e cercada das mais lindas flores, se o nosso próximo está morrendo de fome? De que adiante ter o melhor carro se a natureza está sendo sacrificada para tal?
Hoje tenho certeza que o amor está acima de tudo e que é a única força capaz de mudar o mundo e as pessoas. O amor pode tudo, ele rompe fronteiras, aproxima pessoas, o amor é o nascimento do tudo.

Sejamos dedicados ao trabalho. Os frutos desse relacionamento serão tão bons quanto nossas expectativas, se nele dedicarmos nossa força total e entusiasmo.
Sejamos dedicados à educação e reconheçamos nossos mestres. O processo de educação é árduo, doloroso e por vezes até ingrato conosco. Mas estejas certo que sempre é justo e que, ser provido de educação e de cultura é um dom que levamos para a eternidade.
Sejamos bondosos com as pessoas que nos rodeiam, com o mundo e com nós próprios. O maior beneficiado desse exercício é você, e os outros reconhecerão a pessoa maravilhosa que existe em ti.
Sejamos o Amor em poesia. Digamos às pessoas que temos um carinho especial: Eu te Amo, você é muito especial para mim. E demonstremos esse amor em forma de atitudes, palavras e por vezes através do silêncio. O mais importante é que o Amor seja o seu parceiro nessa difícil e gostosa jornada que é a vida.

Lembre-se que nunca estarás sozinho. O trabalho, a educação, a bondade e o amor acompanharão todos os teus passos.

Ass.: Carlos Alexandre Hennrichs

17 de abr. de 2012

DEDICATÓRIA AOS AMIGOS

Um dia a maioria de nós vai separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.  
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices.
Até que os dias vão passar, meses... anos... até este contato se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo...
Um dia os nossos filhos vão ver as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?"
Diremos... que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto!
"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!"
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...
Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-no-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrarmos mais vezes desde aquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perde-nos-emos no tempo.
Por isso, fica aqui um pedido desse humilde amigo: não deixes que a vida te passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Fernando Pessoa