2 de out. de 2012

DACHAU e a Solução Final de Hitler

 
Para a maioria das pessoas, o nome Dachau lembra o campo de concentração erguido aqui pelos nazistas em 1933. Em 1965 a área foi transformada em um memorial para os 32 mil prisioneiros mortos, com exibição permanente da antiga instalação do campo. A emoção de visitar um local onde ocorreu tanto sofrimento, nos faz lembrar do quanto o ser humano pode ser desumano. Todos deveriam visitar esses lugares, para que evitemos de cometer no futuro os mesmos erros.
 
A Entrada
Na entrada do Campo de Concentração, o portão de aço original com a irônica mensagem em alemão: "O Trabalho Liberta". Na verdade o campo não era de trabalho, mas sim de extermínio.
 
 
Bunker e Edifícios
No bunker eram presos e torturados prisioneiros de guerra, bem como soldados alemães que cometessem infrações. Havia também edifício onde as tropas SS administravam o campo.
 
Alojamentos
Em 34 barracões projetados para receber 200 pessoas cada, eram alojados até 2.000 prisioneiros em cada um. Hoje existem 2 barracões reconstruídos como os originais e as fundações originais dos demais.
 
Proteção do campo
O campo possuía como proteção cercas de arame eletrificado, farpado e muros, além de guaritas com guardas da SS fortemente armados, tornando fugas praticamente impossíveis.
 
 
Câmara de Gás e Crematório
Os prisioneiros eram levados a esse edifício para tomar banho. Ele ficavam em uma sala de espera, e após tirarem suas roupas, entravam em uma sala onde estava escrito: "banho". Ali era a câmara de gás, onde todos eram mortos e em seguida seus corpos levados para outra sala, onde eram depositados para posterior incineração. Todas as salas e fornos são originais.
 
Memorial
O memorial aos mortos em Dachau e às vítimas do Holocausto, traz escrito nas línguas Hebraico, Francês, Inglês, Alemão e Russo, uma mensagem muito forte: "Nunca mais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário