Por estar no centro da Europa, Praga atraiu mercadores estrangeiros desde antes dos tempos da escrita. No início do século X, tornou-se uma cidade próspera, com um grande mercado ao ar livre e duas cidadelas. Durante a Idade Média, desfrutou uma época de ouro, especialmente durante o reinado do imperados Carlos IV.
Ponte Carlos
O mais conhecido monumento de Praga, contruída no século XIV, liga a Cidade Velha a Malá Strana e exibe uma fileira de estátuas Barrocas.
Klementinum e Praça dos Cavaleiros da Cruz
Em 1556, os jesuítas instalaram sua sede no antigo mosteiro dominicano de São Clemente, daí o nome Klementinum. Esta obra fica na pequena praça diante da Torre da Ponte da Cidade Velha, oferece lindas vistas do rio Vltava.
Igreja de São Nicolau (Cidade Velha)
Desde o século XII existe uma igreja neste local, e a nave guarda um imenso candelabro em forma de coroa.
Praça da Cidade Velha
Parte da rica história de Praga está preservada ao redor desta praça, em cada um de seus prédios.
Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn
As várias torres desta histórica igreja em estilo Gótico parecem dominar a Praça da Cidade Velha.
Prefeitura da Cidade Velha
Um dos prédios mais impressionantes de Praga, destaca-se pela torre de 1364 e pelo relógio astronômico, que possui bonecos, os quais se mexem sobre os signos do zodíaco.
Portão da Pólvora e Casa Municipal
Este portão do século XI, foi originalmente utilizado para guardar pólvora, e situa-se ao lado da Casa Municipal, o mais famoso prédio em estilo Art Nouveau de Praga.
Praça Venceslau e Museu Nacional
Esta praça era um mercado de cavalos na Idade Média e continua sendo um importante centro comercial. O Museu Nacional, em estilo Renascentista, destaca-se em um dos extremos da praça.
Palácio e Jardim Wallenstein
Primeiro grande prédio secular em estilo Barroco da cidade, tinha como intenção ofuscar o Castelo de Praga.
Igreja de São Nicolau (Malá Strana)
Esta igreja em estilo Barroco divide a praça de Malá Strana em duas, e os últimos retoques na magnífica nave terminaram em 1761.
Mosteiro Strahov
Fundado em 1140 este mosteiro em estilo Gótico abriga a Igreja de Nossa Senhora e as Salas de Teologia e de Filosofia, tendo esta última, mais de 800 anos.
Loreto
Desde a sua construção em 1626, o Loreto tornou-se um famoso local de peregrinação.
Castelo de Praga
Apesar dos incêndios e das invasões periódicas, o Castelo de Praga preservou igrejas, salões e torres de todas as épocas de sua história.
Jardim Real e Belvedere
Este jardim foi criado em 1535 para Ferdinando I, e nele situa-se o Belvedere, um dos mais belos prédios em estilo Renascentista Italiano.
Catedral de São Vito
As obras do mais esplêndido prédio de Praga começaram em 1344, destacando-se os Arcobotantes, a Capela de São Venceslau e o Portal Dourado.
Convento de São Jorge
O primeiro convento da Boêmia, foi fundado em 973 neste local e foi reconstruído várias vezes ao longo dos séculos, abrigando hoje um acervo de obras de arte e peças decorativas da época.
Viela Dourada e Jardins Sul
Esta rua curta e estreita é uma das mais pitorescas de Praga e foi construída para os membros da guarda do imperador. Os Jardins Sul são uma longa e estreita faixa de terreno abaixo do Castelo.
Velho Cemitério Judáico e Sinagoga Staronová
Por mais de 300 anos os judeus de Praga podiam ser enterrados apenas neste cemitério, o qual possui mais de 12mil lápides que correspondem a quase 100mil pessoas. Ao lado do cemitério fica a Sinagoga construída em 1270, a qual é a mais antiga da Europa.
Teatro Nacional
Este edifício, com telhado dourado, destaca-se no horizonte e foi um importante símbolo do renascimento cultura tcheco.
Torre de Observação e Parque Petrín
O mais notável marco do Parque Petrín é uma imitação da Torre Eiffel, erguida em 1891, que possui uma escada espiral com 299 degraus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário