8 de out. de 2012

SALZBURGO, uma jóia do Barroco

 
A cidade deve sua glória e atual aparência a três arcebispos que governaram o local entre 1587 e 1953. O maior expoente do barroco austríaco, Johann Bernhard Fischer von Erlach, começou sua carreira aqui. O morador mais famoso da bela capital da província, porém, foi Mozart, que nasceu aqui em 1756. O elogiado Festival de Salzburgo atrai músicos de todo o mundo.

Stift Nonnberg
O convento beneditino instalado na encosta em Mönchsberg foi fundado em 714.
 
Fortaleza de Hohensalzburg
A fortaleza encravada na montanha Festungsberg foi construída no século XI, durante as guerras entre o Sacro Império Romano e o Papado.
 
Dom
A primeira catedral de Salzburgo foi construída no século VIII, e após várias reformas, uma nova catedral foi consagrada em 1628, tornando-se um exemplo de arquitetura barroca.
 
Residenzplatz
A Residenz foi sede do príncipe-arcebispo de Salzburgo, regente secular e religioso de toda a província.
 
Franziskanerkirche
A igreja franciscana, de estilo românico com traços góticos, parece destoar do cenário barroco que predomina em Salzburgo.
 
Stift St. Peter
A igreja atual e o complexo do mosteiro foram construídos nos séculos XII e XIII, tendo em seu interior como destaque a Linda Madona do início do século XV.
 
 
Kollegienkirche
A igreja do colegiado, consagrada em 1707, é uma das construções barrocas mais belas de Salzburgo.
 
Mozart Geburthaus
A casa onde Wolfgang Amadeus Mozart nasceu fica na Getreidegasse e hoje abriga um museu.
 
Mozarteum e Altes Rathaus
Em 1870 foi criada a Fundação Mozart, entidade destinada a promover a obra do artista, e hoje abriga uma das escolas de música mais prestigiadas da Europa. A torre do século XV da antiga prefeitura eleva-se no final de uma estreita viela medieval.
 
Schloss Mirabell
O palácio de 1606 abriga belos jardins e órgãos administrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário